Vereadora Júlia Arruda

Blog

Blog

Chuvas: Júlia constata prejuízos no Santarém

Para os moradores da Rua Taraucá, no bairro Santarém, zona Norte de Natal, hoje foi dia de calcular os prejuízos e aproveitar o sol para tentar recuperar o que sobrou depois da inundação do último fim de semana. Na parede, ainda possível ver a marca e o nível que as águas atingiram e por todos os lados o que se observa são móveis e eletrodomésticos perdidos e moradores desconsolados. Essa foi a constatação da vereadora Júlia Arruda, que esteve no local, na manhã desta terça-feira (18).

Ao todo, foram cerca de 60 famílias atingidas pela água que transbordou da lagoa de captação localizada entre a Rua Taraucá e Avenida Itapetinga. Uma delas é a família de Rodrigo Klynger, que teve que deixar a casa onde vive com sua mãe na noite do último sábado. “A lagoa transbordou ainda nas primeiras horas da chuva de sexta-feira passada, mas só invadiu de fato nossas casas no sábado. Tivemos que sair e rezar para que a chuva parasse e a água baixasse”, relatou Rodrigo à vereadora.

Já na casa de Maria Francisca Matias da Silva, além dos móveis e eletrodomésticos, a água levou o muro lateral, que foi quase que totalmente abaixo. “Além de tudo, agora tenho que conviver com a insegurança, pois meu terreno ficou aberto. É muito triste você ver a água destruir tudo aquilo que você construiu com tanto esforço”, desabafou. E completou: “O pior é que esse problema é antigo e até agora nada de definitivo foi feito para resolver nossa situação. Qualquer chuvinha, isso aqui alaga tudo”, disse a moradora.

A vereadora Júlia Arruda ouviu os relatos atentamente e se comprometeu a mediar o diálogo com o Município, em busca de soluções para os moradores da área. “Acredito que o momento é de aproveitar a desburocratização proporcionada pelo estado de calamidade, decretado pela Prefeitura de Natal, e realizar uma grande obra não só nessa lagoa e de todas as outras da cidade, de maneira a resolver o problema de maneira definitiva”, destacou a parlamentar.

Por outro lado, Júlia enfatizou a importância de ações imediatas. “Precisamos avaliar os prejuízos, saber quais são as necessidades mais urgentes e estabelecer prioridades. Vamos entrar em contato com a SEMTAS e acompanhar o que está sendo feito para minimizar os prejuízos”, concluiu.

Solidariedade

A vereadora Júlia Arruda esteve também na Escola Municipal Santos Reis, onde acompanhou o trabalho de arrecadação de donativos às vítimas do desastre em Mãe Luiza e o Plantão Integrado contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo. Em torno de 100 pessoas estão trabalhando em regime de plantão no local desde o início da Copa e, mais intensamente, desde o fim de semana.

“Acompanhei o trabalho das equipes no fim de semana e fiquei muito satisfeita com o espírito de solidariedade que se espalhou entre os natalenses. Além de funcionários da Prefeitura, vemos muitos voluntários trabalhando aqui, doando um pouquinho do seu tempo em prol de quem perdeu tudo”, disse a vereadora.

No momento, a necessidade maior é de comida, água e itens de higiene pessoal. Os interessados em doar, devem se dirigir à Escola Municipal Santos Reis, localizada na Rua Décio Fonseca, no bairro de Santos Reis. Mais informações: 8870-3036.

Categorias

Arquivo