Vereadora Júlia Arruda

Vereadora

Mandato

Atualmente exercendo o seu segundo mandato na Câmara Municipal de Natal, a vereadora Júlia Arruda possui forte atuação nas comissões e frentes parlamentares do Legislativo da Capital. Confira abaixo as atribuições da parlamentar:

Comissões técnicas

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Júlia trabalha para garantir a inclusão dessa parcela significativa da população, propondo e fiscalizando a implementação de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, acessibilidade, mobilidade urbana, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Membro da Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo

Na Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo, tem uma atuação destacada no desenvolvimento econômico de Natal, sobretudo a partir das mais de 50 atividades que compõem o setor turístico, além da luta pela revitalização do patrimônio histórico e cultural.


Frentes Parlamentares

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Crianças e dos Adolescentes

Como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Crianças e dos Adolescentes desde abril de 2011, a vereadora Júlia Arruda vem trabalhando no intuito de desenvolver ações que tragam benefício aos jovens de Natal. Entre os assuntos que já foram temas de debate da Frente se destacam a questão da exploração infantil e os desafios do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A parlamentar pretende tornar o fórum itinerante, aumentando a participação da sociedade, que já é expressiva através da representação das 120 organizações governamentais e não-governamentais que integram a Frente.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres

Em 2019, Júlia assumiu a coordenação dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, uma de suas principais bandeiras na Câmara Municipal. Seu objetivo é pautar a luta das mulheres no na Câmara Municipal, além de levar informação e empoderamento para as comunidades nos quatro cantos de Natal, lutando por mais autonomia, segurança e igualdade de oportunidades.


Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência

Criada em 2010, a partir do projeto de lei da vereadora Júlia Arruda, a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência é hoje um fórum permanente de discussão, cujo objetivo é auxiliar na elaboração e fiscalização de políticas públicas voltadas aos deficientes. Como presidente da Frente, Júlia já presidiu diversas audiências públicas que debateram os principais desafios e necessidades desta parcela da população, dando encaminhamentos práticos no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas diariamente por estas pessoas.

Links